Brasília comemora 57 anos nesta sexta-feira (21)

Brasília aniversaria e para comemora os 57 anos de Brasília haverá nesta sexta-feira (21) uma grande  programação na Capital federal e cidades satélites.

Click no Play e veja o vídeo.

As comemorações serão gratuitas para toda a  população e segue até 29 de abril, ou seja, por mais uma semana. A abertura das comemorações será na sexta (21), a partir das 18h, na Torre de TV, e continuam ate dia 29, com varias atividades que incluem música, apresentações itinerantes, ações educativas, e Culturais além de espetáculos infantis e muitas outras atrações.

As comemorações vêm ocorrendo pelas regiões administrativas desde o inicio do mês, com o lançamento da Casa do Cantador como Pontão de Cultura em Ceilândia. O evento contou com a participação de vários fazedores de cultura de todos os cantos da cidade que fizeram  intensos de debates, apresentações artísticas, exibição de filmes e entrega dos prêmios do Fundo de Apoio à Cultura.

Até o final do mês as intervenções e apresentações artísticas do Aniversário de Brasília seguem distribuídas pela Torre de TV, equipamentos culturais e nas estações do Metrô.

Varias ações principalmente Educativas, sobre Brasília e sua história, para alunos do ensino fundamental da rede pública em locais como o Centro Cultural Três Poderes, o Museu Vivo da Memória Candanga e o Catetinho vem sendo desenvolvidas.

Além disso, há mostra de filmes no Cine Brasília de 19 a 23 de abril; concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro; feira de cultura tradicional no Memorial dos Povos Indígenas; exposição comemorativa dos 10 anos do Museu Nacional; e edição especial do Pderes da Arte, no Centro Cultural Três Poderes, com show de Renato Teixeira.

PROGRAMAÇÃO

20 a 23 de abril

Lobo Fest: Festival de Filmes Curtíssimos 9ª Edição, no Cine Brasília

21 e 22 de abril

Shows e apresentações artísticas, na Torre de TV, com Elba Ramalho e Raça Negra

23 de abril

Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, na Torre de TV, às 17h

Poderes da Arte – Edição especial comemorativa do Aniversário de Brasília, no Centro Cultural Três Podere, com Renato Teixeira

25 de abril

Atividades de educação patrimonial, no Museu do Catetinho

26 de abril

Atividades de educação patrimonial no Museu Vivo da Memória Candanga

27 de abril

Atividades de educação patrimonial, no Panteão da Pátria (Centro Cultural Três Poderes)

28 de abril

Festival de Dança Marco Zero e Cineclube Sesc, a partir das 17h, no Centro Cultural Três Poderes

*Todas as atividades são gratuitas

Fonte: Secretaria de Cultura

 

Sobre Brasília

Brasília Capital do Brasil

Brasília-DFBrasília é a capital da República Federativa do Brasil. Inaugurada em 21 de abril de 1960, Brasília esta Localizada no Centro Oeste Brasileiro, é Também conhecida como “Capital da Esperança”, título dado pelo escritor francês André Malraux, foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. No último censo realizado pelo IBGE em 2014, sua população era de 2 852 372 habitantes. A capital brasileira é a maior cidade do mundo construída no século XX. O plano urbanístico da capital, conhecido como “Plano Piloto”, foi projetado pelo urbanista Lucio Costa, que, aproveitando o relevo da região e também inclui o Lago Paranoá, que armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.Em Brasília estão a cede dos principais órgãos da administração federal e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Tem uma área de 5 801,937 K² e clima tropical semi-úmido, tem altitude de 1171 m e IDH de 0,824 considerado muito alto.

 

Hino de Brasília

Todo o Brasil vibrou
E nova luz brilhou
Quando Brasília fez maior a sua glória
Com esperança e fé
Era o gigante em pé.
Vendo raiar outra alvorada em sua história

Com Brasília no coração
Epopeia surgir do chão
O candango sorri feliz
Símbolo da força de um país!

Capital de um Brasil audaz
Bom na luta e melhor na paz
Salve o povo que assim te quis
Símbolo da força de um país!

Galeria de Fotos de Brasília

 

“Brasília, capital da esperança.”

Fontes: Portal Brasilia/ Agência Brasília/ G1 e  CPB Agencia  de Noticias e Correio Popular de Brasília.

 


CPB INFORMA:

O conteúdo desta notícia é de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, não refletindo opinião oficial do site/portal www.correiopopulardebrasilia.com.br ou dos demais editores do Jornal.

Gostou? Compartilhe:

CORREIO POPULAR BR1

Voltar ao topo voltarTopo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *