Gama – DF

Gama - DF

ACESSE O LINK:

Conheça o GAMA-DF

Gama – RA II Região Administrativa do Gama

Inauguração do Gama12 de outubro 1960.

Histórico

Para fazer a transferência da capital do Brasil do Rio de Janeiro para Brasília, sob a responsabilidade da Comissão Goiana de Cooperação para a Mudança da Capital do Brasil, tendo por presidente Altamiro de Moura Pacheco, terras de quatro fazendas foram desapropriadas pelo Governo de Goiás, no período de 1956 a 1958.

Localizada a 34,7 km de Brasília via DF-002 a cidade satélite do gama, antes de sua inauguração era a sede da Fazenda chamada Gama que ficava próximo ao local onde hoje está o Catetinho (primeira residência oficial de Juscelino Kubitschek).

No dia 02 de Outubro de 1956 o então presidente da República Juscelino Kubitschek visitou a Fazenda, na ocasião de sua primeira visita à região onde seria construída a futura Capital Federal, no entanto, a cidade veio a ser instalada a 8 km deste ponto de referencia.

Gama, assim como as outras cidades satélites, foi criada com objetivo de alojar as pessoas residentes em invasões ou núcleos populacionais provisórios em Brasília, conforme Lei n° 3.751, de 13 de Abril de 1960 que criava as denominadas “cidades satélites.

gama

A Cidade Satélite do Gama foi fundada no mesmo ano da inauguração de Brasília, em 1960. Brasília foi inaugurada em Abril. Porém a obra de contruçao do Gama só teve início em outubro do mesmo ano. O governo do Distrito Federal fixou o dia 12 d

e outubro como à data inaugural da cidade que comemora seu aniversário em 13 de maio.

O projeto Arquitetônico do Gama foi elaborado pelo Arquiteto de renome Paulo Hungria, que, decidiu dividir a cidade em cinco setores: Norte, Sul, Leste, Oeste e Central com quadras em formato Hexagonal.

Estádio do Gama

Estádio do Gama

A RA II – conhecida como Gama foi criada através da Lei n.º 49/89 e do Decreto n.º 11.921/89, que fixa os novos limites das Regiões Administrativas do Distrito Federal. No Censo Experimental de Brasília de 1959, residiam na futura área do Gama cerca de 1.000 pessoas. Hoje, já são mais de 138 mil.

Veja no mapa / Vá para o site / Siga no Facebook


CPB INFORMA:

O conteúdo desta notícia é de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, não refletindo opinião oficial do site/portal www.correiopopulardebrasilia.com.br ou dos demais editores do Jornal.

Gostou? Compartilhe:

CORREIO POPULAR BR1