Inscrições para o ProUni 2016 estão abertas aparte de hoje 19/01

Prouni-2016As Inscrições para o ProUni 2016 já estão abertas, iniciaram  precisamente aparte das 00,00 horas de hoje 19 de janeiro, são oferecidas muitas vagas em diversos cursos em faculdades publicas.

Para se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni) do primeiro semestre de 2016 é preciso ter participado do Enem de 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, ter obtido nota na redação que não seja zero.

Para efetuar a inscrição no ProUni do primeiro semestre de 2016, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha no Enem de 2015.

Sobre o ProUni:

O ProUni é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

É um programa de bolsas de estudos da graduação, desenvolvido pelo ministério da educação e da parceria com o governo federal. O objetivo deste programa é inserir jovens carentes, que, portanto não tem condições de pagar por uma graduação, no ensino superior de qualidade, nas melhores instituições de ensino privadas do país.

Podem participar os estudantes egressos do ensino médio da rede pública, estudantes egressos da rede particular, na condição de bolsistas integrais da própria escola, estudantes com deficiência, professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Para concorrer às bolsas integrais, ou seja, de (100%), o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Voltar ao topo voltarTopo

Sobre as Inscrições do ProUni:Proune 2016

O processo seletivo do ProUni do primeiro semestre de 2016 terá uma única etapa de inscrição: de 19 de janeiro até as 23 horas e 59 minutos de 22 de janeiro de 2016. As inscrições, gratuitas, serão feitas exclusivamente pela internet, na página do ProUni.

A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do ProUni. O candidato pode pesquisar on-line as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo do primeiro semestre de 2016.

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2015.

 CEnen 2015aso não se recorde do número de inscrição ou da senha do Enem de 2015, o candidato pode recuperá-los na página do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil. O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Uma vez por dia, o sistema do ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do ProUni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Ela só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

Caso o candidato não tenha computador, deve se dirigir às instituições de ensino participantes do ProUni que deverão oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendem fazer a inscrição e lá realizar sua inscrição

É possível escolher qualquer curso em qualquer instituição desde que a instituição seja participante do ProUni e o curso tenha bolsa disponível. Ao fazer a inscrição, o candidato faz até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil. No entanto há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula.

Em alguns cursos de ciências aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo. Assim, é necessário ter atenção ao fazer as opções de curso no momento da inscrição no ProUni. Caso o estudante deixe de comprovar requisitos dessa natureza, perde o direito à bolsa.

O ProUni também disponibiliza reserva cotas de bolsas para pessoas que se autodeclararem indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais Informações acesso o site do ProUni:

http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php#conhecendo

Voltar ao topo voltarTopo

Confira no link abaixo a relação das Instituições participantes e cursos do processo seletivo do ProUni do primeiro semestre de 2016:

Confira no link abaixo a relação da Cursos oferecidos no ProUni para o primeiro semestre de 2016:

Confira no link abaixo a relação da Vagas oferecidos no ProUni para o primeiro semestre de 2016 em Brasília:


Fontes:  Pagina do ProUni e CPB – Agencias de Noticias.


CPB INFORMA:

O conteúdo desta notícia é de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, não refletindo opinião oficial do site/portal www.correiopopulardebrasilia.com.br ou dos demais editores do Jornal.

 Gostou? Compartilhe:

CORREIO POPULAR BR1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *