ISRAEL COMEMORA 70 ANOS DE INDEPENDÊNCIA APÓS RETORNO DO EXÍLIO

A ONU (Organização Das Nações Unidas), aprovou a criação do estado de Israel em 1947.

MENSAGEM DO PM PELO 70º  ANIVERSÁRIO DE ISRAEL

MENSAGEM DO PM PELO 70º  ANIVERSÁRIO DE ISRAEL  ACESSE:  s:http://spanish.mfa.gov.il/

CPB – NOTICIA INTERNACIONAL:

Os historiadores relatam que os hebreus, após anos espalhados pelo mundo sem Terra, sem Pátria, e sem Nação, resolveram se organizar, para voltarem a sua terra novamente, após muito sofrimento no período do holocausto, em fim, aos poucos começaram a voltam para  sua terra natal.

Na época, em novembro de 1947, em sessão presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, a ONU votou e aprovou a criação da nação israelita.

A região que na época era denominada Palestina seria dividida em dois Estados: um judeu e outro árabe. A resolução da ONU foi aceito pelos dirigentes sionistas, mas não pelos líderes árabes.

Mesmo assim, em 14 de maio de 1948, os membros do Conselho Nacional Judeu foram convocados à galeria principal do Museu de Tel Aviv, um terreno neutro política e religiosamente.

Assim, as 16 horas, David Ben Gurion, e aliados assinam um pergaminho com a Declaração de Independência de Israel.

No dia, Disse David Ben Gurion em voz alta.:

“A terra de Israel é o lugar onde nasceu o povo judeu (…) Frente ao exílio, o povo judeu permaneceu fiel à terra de Israel em todos os países onde foi dispersado, não deixando nunca de rezar e de esperar para poder voltar para restabelecer sua liberdade nacional”.

“Nós, membros do Conselho Nacional, em representação da comunidade judaica da Palestina e do movimento sionista mundial, reunidos em uma assembleia solene hoje, dia do fim do mandato britânico (…) em conformidade com a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, proclamamos a criação do Estado Judeu da Palestina, que terá como nome Israel”,

E assim Israel tornou-se independente mais uma vez.

Hoje Israel comemora seus 70 anos de independência.

VERDADEIRA HISTORIA DE ISRAEL:

Segundo a Bíblia, o povo de Israel (também chamado de “povo judeu”) têm sua origem no patriarca Abraão,

Gênesis12 – 1 a 8

1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. 4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. 7 E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.

                                                                                                                                    Gênesis12: 1 – 8 Bíblia Sagrada

Abraão foi quem estabeleceu a crença de que existe um só Deus, o criador do universo. “O criador do Céu e da Terra”.

Gênesis 1:1

1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
                                Gênesis 1:1   Bíblia Sagrada.

Abraão e a sua esposa Sara chegaram a Canaã. Terra que Deus havia prometido a Abraão que nela faria dele uma grande nação.

Abraão, obedeceu o chamado de Deus, e o Senhor lhe abençoou naquela terra, lhe concedeu ali riquezas, e deu a ele um filho chamado Isaac (Yitshak), Como está escrito em:

Gênesis 21: 1 – 5

1 E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha prometido. 2 E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. 3 E Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque. 5 E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho.

                                                                                                                                   Gênesis 21: 1 – 5, Bíblia Sagrada.

O filho de Abraão Isaac,  gerou a Jacob que mais tarde, recebeu de Deus o nome (Israel).

Assim, Abraão, seu filho Isaac e seu neto Jacob (Israel) são aludidos como os patriarcas do povo israelita.

Os três patriarcas viveram na Terra de Canaã, que mais tarde veio a ser conhecido como a Terra de Israel.

E cumpriu DEUS à Abraão a sua promessa, e fez dele uma GRANDE NAÇÃO, como está escrito no livro de Mateus na Bíblia Sagrada:

Mateus 1: 1 – 16

2 Abraão gerou a Isaque; e Isaque gerou a Jacó; e Jacó gerou a Judá e a seus irmãos; 3 E Judá gerou, de Tamar, a Perez e a Zerá; e Perez gerou a Esrom; e Esrom gerou a Arão; 4 E Arão gerou a Aminadabe; e Aminadabe gerou a Naassom; e Naassom gerou a Salmom; 5 E Salmom gerou, de Raabe, a Boaz; e Boaz gerou de Rute a Obede; e Obede gerou a Jessé; 6 E Jessé gerou ao rei Davi; e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias. 7 E Salomão gerou a Roboão; e Roboão gerou a Abias; e Abias gerou a Asa; 8 E Asa gerou a Josafá; e Josafá gerou a Jorão; e Jorão gerou a Uzias; 9 E Uzias gerou a Jotão; e Jotão gerou a Acaz; e Acaz gerou a Ezequias; 10 E Ezequias gerou a Manassés; e Manassés gerou a Amom; e Amom gerou a Josias; 11 E Josias gerou a Jeconias e a seus irmãos na deportação para babilônia. 12 E, depois da deportação para a babilônia, Jeconias gerou a Salatiel; e Salatiel gerou a Zorobabel; 13 E Zorobabel gerou a Abiúde; e Abiúde gerou a Eliaquim; e Eliaquim gerou a Azor; 14 E Azor gerou a Sadoque; e Sadoque gerou a Aquim; e Aquim gerou a Eliúde; 15 E Eliúde gerou a Eleazar; e Eleazar gerou a Matã; e Matã gerou a Jacó; 16 E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

                                                                                                                                            Mateus 1: 1 – 16. Bíblia Sagrada.

O neto de Abrão, Jacób recebe o nome Israel, e DEUS dá a ele aquela terra:

Como se lê :

Gênesis 35:1- 9 a13

1 Deus disse a Jacó: “Suba a Betel e se estabeleça lá, e faça um altar ao Deus que lhe apareceu quando você fugia do seu irmão Esaú”. 9 Depois que Jacó retornou de Padã-Arã, Deus lhe apareceu de novo e o abençoou,  10  dizendo: “Seu nome é Jacó, mas você não será mais chamado Jacó; seu nome será Israel”. Assim lhe deu o nome de Israel. 11  E Deus ainda lhe disse: “Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. 12  A terra que dei a Abraão e a Isaque, dou a você; e também aos seus futuros descendentes darei esta terra”. 13 A seguir, Deus elevou-se do lugar onde estivera falando com Jacó.

                                                                                                                                      Gênesis 35:1- 9 a13  – Bíblia Sagrada.

 Os Patriarcas de Israel viveram naquela terra por muitos anos, até que ouve naquele lugar uma grande fome:

Na época, Jacób e seus descendentes foram para o Egito atrás de comida, e lá, passados alguns anos, foram escravizados, e por cerca de 400 anos não puderam voltar a sua terra:

ISRAEL VOLTA A TERRA PROMETIDA

Segundo a Bíblia relata, Deus ouve o clamor dos Israelitas e resolve livra-los da opressão dos Egípcios:

 Êxodo 3 :1 a10

1 E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe. 2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia. 3 E Moisés disse: Agora me virarei para lá, e verei esta grande visão, porque a sarça não se queima. 4 E vendo o Senhor que se virava para ver, bradou Deus a ele do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés. Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 E disse: Não te chegues para cá; tira os sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa. 6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. 7 E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores. 8 Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu. 9 E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo (os filhos de Israel) do Egito.

                                                                                                                                                Êxodo 3 :1 a10 – Bíblia Sagrada.

Assim, Israel voltou a terra prometida.

E DISSE DEUS:

Êxodo 20: 1 – 3

1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: 2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. 3 Não terás outros deuses diante de mim.

                                                                                                                                     Êxodo 20: 1 – 3. Bíblia Sagrada.

 ISRAEL E LEVADO CATIVO PARA A BABILÔNIA:

 A Bíblia relata que um reis chamado Nabucodonosor, rei da Babilônia, o reino mais poderoso da época, tinha um forte exército e com seu poderil bélico conquistava os povos ao redor.

Assim, Nabucodonosor, invadiu com seu exército o reino de Israel e Judá e os conquistou também, em parceria com Egito. E mais uma vez o povo foi levado cativo de sua terra.

OS HEBREUS SÃO LIBERTADOS E VOLTA PARA ISRAEL:

A Bíblia relata que Deus levanta a Ciro para liberta povo hebreu:

Isaías 45: 1 – 5

1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão. 2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome. 4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses. 5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;

                                                                                                                                      Isaias 45: 1 – 5. Bíblia Sagrada.

O rei Ciro faz guerra contra a Babilônia e a conquista. Um ano depois liberta os Hebreus.

 

CONTINUA:

 

ISRAEL VOLTA A SER UM REINO

    

ISRAEL E EXPULSO DE SUA TERRA NATAL

    

ISRAEL VOLTA A SER NAÇÃO   

 

CONTINUA:

MENSAGEM DO PM PELO 70º  ANIVERSÁRIO DE ISRAEL  ACESSE:  s:http://spanish.mfa.gov.il/

Fontes:http://spanish.mfa.gov.il/ – Portal Brasilia/ Agência Brasília/ G1 e  CPB Agencia  de Noticias e Correio Popular de Brasília. IMG. www2.planalto.gov.br  e OUTROS.


CPB INFORMA:

O conteúdo desta notícia é de inteira e exclusiva responsabilidade de seu autor, não refletindo opinião oficial do site/portal www.correiopopulardebrasilia.com.br ou dos demais editores do Jornal.

Gostou? Compartilhe:

CORREIO POPULAR BR1

Voltar ao topo voltarTopo

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *